
Lab de Ideias
uma incubadora de ideias para o amanhã
Em parceria com o Museu do Amanhã, a CodeFicar estrutura o novo projeto do espaço: O Lab de Ideais. Convidamos jovens de 18 a 25 anos a colocar a mão na massa mapeando problemas e criando soluções pros seus territórios! Através de oficinas criativas e práticas que irão unir cultura, tecnologia e identidade, o projeto é um convite a troca de experiências, à inovação e ao fortalecimento da conexão entre jovens, cidade e territórios.
Sobre o Projeto
outubro - dezembro, 2025
O Lab de Ideias é uma incubadora de ideias que visa trabalhar a auto-estima dos jovens periféricos fazendo-os acreditar que podem ser agentes de mudança aonde quer que estejam.
​
Com uma ideia em mente ou não, os participantes irão mergulhar em oficinas criativas e práticas que unem cultura, tecnologia e metodologias colaborativas. O objetivo é estimular o pensamento crítico, fortalecer a identidade local e abrir novos horizontes em temas como inovação, finanças, tecnologia e desenvolvimento pessoal.
​
Mais do que um ciclo formativo, o LAB de Ideias é um espaço de troca, acolhimento e construção coletiva, onde cada participante é incentivado a transformar seus sonhos em projetos de impacto em seus territórios.
Serão 3 meses de um ciclo formativo gratuito que vai proporcionar aos jovens novas perspectivas por meio da tecnologia, das artes e do acompanhamento psicológico, ajudando-os a criar soluções inovadoras para os desafios de suas comunidades com base de diversas inteligências apresentadas neste espaço.
​
Metodologia
​​
Oficinas de Brainstorm: Estimular a criatividade dos participantes na identificação de problemas presentes em seu território.
Mapeamento de Problemas: Organizar e priorizar os problemas levantados nas oficinas de brainstorm.
Mapeamento de Soluções: Desenvolver soluções criativas e viáveis para os problemas priorizados.
Refinamento das Ideias: Aprimorar e detalhar as soluções desenvolvidas, tornando-as mais consistentes e viáveis.
Apresentação de Soluções: Capacitar os participantes para apresentar suas propostas de forma estruturada e impactante.
​
​
Time​​​


engenheiro de softwear


Gabriel
De Jesus
Circulando por entre educação e arte, desenvolve projetos que conectam linguagem, tecnologia e práticas culturais. Formada em Letras – Português/Literaturas pela UFRJ e Engenheira de Software pela 42 Vale do Silício, atua há mais de 4 anos na área, criando projetos interdisciplinares com software e hardware. Em 2025, foi uma das selecionadas para receber o Microgrant do Rhizome, organização de arte em novas mídias afiliada ao New Museum de Nova York.
Trabalho na interseção entre tecnologia, design e criatividade. Como desenvolvedor de software apaixonado por tecnologias criativas, adoro construir soluções que inspirem, conectem e empoderem. A curiosidade me move, o código aberto me entusiasma e compartilhar conhecimento é uma das minhas maiores alegrias.
Em 2025, tive a honra de receber um Webby Award pelo meu trabalho com a Telfar (Best Websites and Mobile Sites, Fashion, Style & Beauty, People 's Voice Winner). Além da programação, atuo ativamente como mentor e contribuo com comunidades de tecnologia ao redor do mundo, acreditando que, assim como a tecnologia transformou a minha vida e a da minha família, ela pode impactar positivamente inúmeras outras pessoas.
Quando não estou construindo experiências digitais, você pode me encontrar explorando projetos criativos, aprendendo novas ferramentas ou defendendo formas de a tecnologia fazer diferença no mundo real.
Marina
Mac cord
engenheira de softwear

Bruno
Fonseca
Engenheiro Mecânico e mestrando em Engenharia Mecânica e Tecnologia de Materiais (CEFET-RJ). Reconhecido pelo Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos (2023), construiu uma trajetória marcada por pesquisas científicas e coautoria de artigos científicos acadêmicos, destacando-se pela contribuição ao avanço do conhecimento em engenharia e tecnologia. Atua como professor na rede FAETEC-RJ, ministrando aulas no Curso Técnico de Mecânica, do eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais, e dedica-se ao ensino voluntário de matemática para crianças do ensino fundamental da rede pública, incentivando o interesse pela ciência e tecnologia desde cedo. Atualmente, é Pesquisador Bolsista no ISI Química Verde, desenvolvendo projetos de inovação tecnológica na interface entre indústria e sustentabilidade, no contexto da Firjan, SENAI e SESI Tecnologia, unindo conhecimento acadêmico, impacto social e desenvolvimento industrial.
engenheiro de mecânico
Artista plástica e educadora, 30 anos, formada na Escola de Belas Artes (UFRJ). Trabalhou em diversas escolas, fez parte do movimento Mulheres Históricas como aquarelista do projeto e trabalha desde 2022 como assistente de artes no estúdio de Vik Muniz. Suas pinturas tem como tema de aprofundamento o inconsciente e o encantamento em séries abstratas e figurativas em aquarela e tinta a óleo. Pra ela, se a luta não for coletiva, o progresso é do sistema e por isso usa da arte como incentivador do senso crítico, auto observação e contemplação como mecanismo de transformação social.

Ana
Brava
artista plástica


.png)


